top of page

Helena Azambuja - VP de Comunicação

Jun 20, 2023

Na tarde de terça-feira, 20 de junho, a AACE se uniu às lideranças de entidades representativas de carreiras do Executivo federal afiliadas ao Fonacate para o lançamento oficial do pleito.

Foi dado o pontapé inicial à Campanha Salarial 2024. Na reunião de lançamento foram discutidos temas como a expectativa para retomada da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), na necessidade de correção de distorções salariais para garantir as condições que os servidores possuem para desempenhar suas atividades e um reforço do papel de todos os servidores na mobilização.

O Presidente da AACE, Alfredo Nascimento, manifestou a preocupação da AACE em valorizar o serviço público como forma de melhorar o serviço oferecido à população e que a carreira de Analistas de Comércio Exterior permanece firme na parceria com as entidades integrantes do FONACATE nessa luta coletiva, levando também os interesses da carreira nas pautas específicas diante das mesas setoriais. Alfredo parabenizou a iniciativa e reforçou a disponibilidade da AACE para auxiliar com as demandas do Fonacate e dos demais colegas.

Conforme veiculado pelo FONACATE, vale lembrar que ainda em junho serão definidas as diretrizes para o funcionamento da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), visando a retomada das tratativas no segundo semestre de 2023. Nesta quarta-feira, 21, as entidades representativas têm encontro marcado com interlocutores da Pasta para debater o protocolo da MNNP. No primeiro encontro entre as partes para tratar do tema, ainda no mês de maio, as lideranças do Fórum solicitaram celeridade nas negociações, sobretudo no que se refere aos pleitos pecuniários, de modo a acompanhar, de maneira tempestiva, os debates sobre o Orçamento para o próximo exercício no Congresso Nacional.

Além da demanda pela recomposição das perdas remuneratórias, a regulamentação da negociação coletiva, a data-base e a licença classista com ônus para a Administração Pública também integram a pauta reivindicatória do conjunto do funcionalismo.

Assista na íntegra no link de acesso:

bottom of page