(03/06/22) – INFORME SOBRE VOTAÇÃO DE GREVE



Em reunião da assembleia permanente da Campanha Salarial, na manhã de 3 de junho de 2022, por maioria dos Analistas de Comércio Exterior votantes (51%), decidiu-se que a carreira não irá iniciar uma greve na próxima semana. A categoria entendeu necessário esperar os resultados de reunião agendada para o dia 08/06 entre a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal (SGP) do Ministério da Economia e a AACE, em conjunto com outras entidades do Ciclo de Gestão. O indicativo de greve da carreira continua vigente e o assunto poderá ser pautado novamente ainda no mês de junho, a depender dos acontecimentos dos próximos dias.



Continuam em vigor também os itens aprovados na reunião anterior (27/05) da assembleia permanente. Estão previstas paralisações para todas as terças-feiras até o final do mês de junho, de 14h às 18h. Além disso, está mantida a operação padrão da carreira em curso desde o dia 2 de maio, com orientação para intensificação de condutas e da participação.



A operação padrão dos Analistas de Comércio Exterior já vem causando o adiamento de reuniões e audiências e afetando o prazo médio de autorização de atos concessórios de drawback, de licenças de importação, da conclusão de investigações antidumping e de subsídios, divulgações de estatísticas de comércio exterior, análise de pleitos e consultas públicas de ex-tarifario, entre outros. Diante do cenário de ausência de negociação com o governo federal, a intensificação da operação padrão nos próximos dias deverá provocar uma dilação ainda maior dos prazos acima citados, inclusive com possível adiamento da assinatura de acordos comerciais.



Os Analistas de Comércio Exterior defendem a valorização da carreira e das políticas públicas pelas quais são responsáveis, reivindicando uma recomposição salarial referente às perdas enfrentadas no atual mandato presidencial e a realização urgente de um concurso público para os cargos desocupados.

DESTAQUES

RECENTES

ARQUIVOS