ACE publica artigo sobre Ombudsman de Investimentos em revista internacional


A AACE divulga artigo acadêmico do Analista de Comércio Exterior Ricardo Figueiredo de Oliveira publicado na CCSI da Universidade de Columbia, o artigo intitulado The useful institution of an investment ombudsperson se encontra disponível para download no link: http://bit.ly/33gcutB


Atualmente, muitos países usam distintos mecanismos no auxílio aos investidores estrangeiros para se estabelecerem e para prevenir controvérsias no país anfitrião. Esses mecanismos possibilitam a melhoria do ambiente de investimentos, por meio da melhoria de aspectos regulatórios, da transparência e da governança institucional.


No novo modelo de Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) elaborado e negociado bilateralmente pelo Brasil com diversos países, o Ombudsman de Investimentos tem papel primordial na facilitação de investimentos, visto que é o órgão que concentra as demandas dos investidores estrangeiros e atua como interlocutor entre esses investidores e os órgãos e entidades de governo.


Portanto, esse artigo concentra-se no mecanismo de Ombudsman de Investimentos adotado pelo Brasil que teve como inspiração o modelo coreano que é o benchmark no apoio ao investidor estrangeiro. Contudo, esse mecanismo possui características próprias adaptadas à realidade político-administrativa brasileira, além de ser uma República Federativa de dimensões continentais.


Ricardo Figueiredo de Oliveira é Analista de Comércio Exterior e atua na Subsecretaria de Investimentos Estrangeiros da SE-CAMEX do Ministério da Economia.


ARQUIVOS

RECENTES

DESTAQUES

 

© 2018 AACE - Todos os direitos reservados. 

 AACE - Associação dos Analistas de Comércio Exterior

 

SHN, Quadra 1, Bloco D, Sala 1507 - Ed. Fusion  - CEP: 70.701-040 - Brasília - DF                    (061) 3965.0044                    coordenacaoexecutiva@aace.org.br