Em 31/08, AACE realiza a 2ª edição de 2022 do Seminário AACE Comércio Exterior e Desenvolvimento


Dando sequência ao ‘’Seminário AACE Comércio Exterior e Desenvolvimento’’, que tem promovido uma série de palestras e apresentações nas áreas de comércio exterior, desenvolvimento produtivo e inovação, a Associação dos Analistas de Comércio Exterior (AACE) realiza palestra, em 31 de agosto de 2022, a partir das 10h30, em formato de Webinar, com acesso pelo Youtube (link: https://youtu.be/_sekpdUJfe0). Nesta segunda edição do ano de 2022, o evento abordará os ''Estudos econômicos aplicados ao comércio internacional''. Para tanto, contaremos com a exposição de um convidado especial, economista e professor universitário, e de membros da carreira de Analista de Comércio Exterior, estudiosos da temática em debate. Os palestrantes e temas de suas respectivas apresentações seguem descritos a seguir:


“Os Efeitos da Abertura Comercial no Mercado de Trabalho” por RAFAEL DIX-CARNEIRO

Rafael Dix-Carneiro é professor na Duke University e pesquisador afiliado ao National Bureau of Economic Research (NBER). É também editor do periódico Economia, da Latin American and Caribbean Economic Association; e editor associado do periódico Quantitative Economics. Ele iniciou sua carreira acadêmica como professor na Universidade de Maryland após concluir seu doutorado na Universidade de Princeton em 2011. Sua apresentação discutirá o processo de ajustamento do mercado de trabalho em resposta à globalização e liberalização do comércio, incluindo a dinâmica de ajustamento ao comércio e as margens de ajustamento ao comércio. Pesquisas adicionais do palestrante abordam a forma como as empresas voltadas para o comércio respondem às flutuações da taxa de câmbio e ao impacto dos choques econômicos sobre o crime. Sua pesquisa foi publicada em periódicos de ponta como Econometrica, American Economic Review, Journal of International Economics e American Economic Journal: Applied Economics.


‘’Aplicação da literatura econômica de comércio internacional na esfera governamental’’ por DIEGO CASTRO

Diego Castro é mestre em Economia pela Universidade de Brasília e mestre em Ciência de Dados pela Universidade de Sheffield no Reino Unido. É Analista de Comércio Exterior desde 2013 e atualmente ocupa o cargo de coordenador-geral de inteligência comercial da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia. Tem experiência em Economia Internacional e Análise de Dados. Sua apresentação discutirá sobre a importância de estudos econômicos para a tomada de decisões quanto à criação ou à modificação de políticas. Com foco na literatura econômica de comércio internacional, a apresentação evidenciará diferentes métodos quantitativos que são ou podem ser utilizados para a elaboração de tais estudos, além de discorrer sobre os desafios e a importância da criação de áreas de estudos dentro de órgãos governamentais.


’’Avaliação ex- post de políticas públicas em comércio internacional: o caso do Portal Único de Comércio Exterior’’ por VANESSA SANTOS

Vanessa Santos é doutora em Economia pela Universidade de Brasília, com graduação e mestrado pela mesma universidade. Possui certificação avançada em avaliação de políticas públicas pela Fundação Itaú Social, tendo participado também do curso de avaliação de programas do Abdul Latif Jameel Poverty Action Lab - J-PAL. É Analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia e coordenadora na Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-CAMEX/SECINT/ME). Sua apresentação será sobre a avaliação de impacto, realizada em 2021, do Programa Portal Único de Comércio Exterior. A avaliação explora uma nova base de dados administrativa composta pelo universo de empresas brasileiras exportadoras entre 2017 e 2019 e a implantação de um novo programa de facilitação de comércio no Brasil para investigar os efeitos causais da redução da burocracia para exportar sobre a performance exportadora das empresas.


Em caso de dúvidas sobre o evento, entre em contato com a AACE pelo e-mail estudos@aace.org.br.



DESTAQUES

RECENTES

ARQUIVOS