A CARREIRA

 

Os Analistas de Comércio Exterior são servidores públicos federais que têm como atribuição a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de comércio exterior. Para isso, atuam com atividades que têm como meta a elevação do nível de competitividade e inovação da indústria brasileira, a ampliação dos investimentos e do volume do comércio exterior dos setores produtivos, com vistas ao fortalecimento da inserção internacional da economia brasileira e ao desenvolvimento econômico.

 

A carreira compõe o chamado Ciclo de Gestão do governo federal - grupo formado por carreiras que trabalham com atividades ligadas à gestão de políticas públicas que visam o desenvolvimento do país e a melhora da qualidade de vida da sociedade. Os ACEs têm diferentes formações e experiências profissionais, além de elevado nível acadêmico.

 

A carreira integra o quadro do Ministério da Economia, local onde trabalha a maioria dos ACEs. Entretanto, também podem atuar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).