CONCURSOS
Os Analistas de Comércio Exterior são servidores públicos federais que têm como atribuição a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas de comércio exterior. Para isso, atuam com atividades que têm como meta a elevação do nível de competitividade e inovação da indústria brasileira, a ampliação dos investimentos e do volume do comércio exterior dos setores produtivos, com vistas ao fortalecimento da inserção internacional da economia brasileira e ao desenvolvimento econômico.
A carreira compõe o chamado Ciclo de Gestão do governo federal - grupo formado por carreiras que trabalham com atividades ligadas à gestão de políticas públicas que visam o desenvolvimento do país e a melhora da qualidade de vida da sociedade. Os ACEs têm diferentes formações e experiências profissionais, além de elevado nível acadêmico.
A carreira integra o quadro do Ministério da Economia, local onde trabalha a maioria dos ACEs. Entretanto, também podem atuar no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
História
Em 1998, tem início uma política de profissionalização da gestão governamental do comércio exterior no Brasil. Para isso, dentro do contexto da Reforma de Estado do Ministro Bresser Pereira, foi criada a Carreira de Analista de Comércio Exterior (Lei nº 9.620 de 02 de abril de 1998), com 280 cargos e “atribuições voltadas para as atividades de gestão governamental, relativas à formulação, implementação, controle e avaliação de políticas de comércio exterior.”
A distribuição dos cargos (Decreto nº 2.908 de 29 de dezembro de 1998) contemplava Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo; Ministério da Agricultura e do Abastecimento; Ministério da Fazenda; Ministério do Planejamento e Orçamento e Ministério das Relações Exteriores.
Em 2011 e 2013, a carreira passou por duas ampliações de quadros, com a criação, respectivamente, de 120 e 330 novos cargos, saltando para 730 cargos a serem ocupados por ACEs no total. Esse significativo aumento representou uma vitória para a AACE, uma vez que era uma demanda sempre presente na pauta da Associação, para adequar a força de trabalho aos crescentes desafios do cenário comercial mundial e de de melhorar a competividade dos produtos e serviços brasileiros.
A Associação ainda luta pela realização de novos concursos.

This is a paragraph about your business. Let your visitors know who you are, what you do and what your website is all about. Double click on the text box to edit the text and add all the information you want to share.



